O Inquietude Brasileira foi criado pela curiosidade em saber o que leva uma pessoa a sair de sua terra natal para viver uma experiência completamente nova em outro estado ou país, muitas vezes começando do zero. Fazemos entrevistas, visando um Intercâmbio Cultural e trazendo enriquecimento ao entrevistado no momento em que reflete sobre sua vida e ao leitor desmistificando preconceitos e criando uma idéia nova, mais ampla e rica.
A nossa entrevistada é Claudine Lourenço, uma pessoa, com toda certeza, inquieta, que com um sorriso fácil e com muita energia foi chegando de mansinho nos Açores em Portugal e conquistou o coração dos açorianos com seu Programa de Rádio e TV chamado Planeta Mulher.

“ Eu serei mais uma para depor a favor do meu país” .
Com personalidade marcante e consciente do que é representar o Brasil no país onde vive, ela contou um pouquinho de sua experiência e adaptação no lugar que escolheu para viver.
Nome e idade; Terra Natal; É casado (a)? Tem filhos?
Claudine Lourenço 43 anos, casada, 2 filhos.
Há quanto tempo mora em Açores e o que te levou a Portugal e aos Açores?
Vim para Portugal para fazer o mestrado e o doutoramento. Foi quando conheci o Paulo, meu atual marido, decidimos nos casar, como ele é Açoriano, vim morar aqui na Ilha Terceira.
Teve dificuldades quanto a visto? Quais?
Não tive dificuldade alguma com o visto e também não tive grandes dificuldades em ficar legal depois de já viver aqui em Portugal.
Do que sente mais saudade do Brasil?
O sol Azul da minha cidade natal( Montes Claros MG). Da forma como o sorriso brota fácil da música que acompanha cada esquina.
O que acha mais interessante dos Açores e dos açorianos?
A forma que amam a natureza, o mar. Como os açorianos tem capacidade de preservar as suas raízes, a sua cultura.
Já precisou de atendimento médico? Como foi?
Meus filhos sim, no início é mais complicado, pois quando não temos os documentos regularizados, fica sempre uma tensão na hora do atendimento. Entretanto nunca faltou o atendimento.
Qual o meio de transporte que costuma usar?
Tenho carro próprio aqui na Ilha, mas Lisboa tem excelentes meios de transporte, já encontrei ministros a utilizar. No metrô chegamos a ver figuras públicas.
Como é a segurança pública onde mora?
Índice de criminalidade muito baixo. Agrada-me a sensação de poder andar a noite nas ruas em segurança.
Como é custo de vida de onde mora?
Mesmo o país passando por uma crise, temos condições de viver muito bem.
A Ilha Terceira, onde mora, assim como as outras ilhas do Açores só se chega de avião e o o clima bastante diferente do brasileiro. Como foi sua adaptação?
No início sentia-me um pouco presa. No entanto, com o tempo, vamos aprendendo a substituir as sensações. Começamos a vivenciar.
“…emigrar, é deixar um pouco de si para traz e transformar- se um pouco a cada dia.”
Em algum momento sofreu discriminação por ser brasileira? Se sim, como lidou com isso?
Sim, passei por algumas situações constrangedoras. Ainda existe o estigma de que viemos de um país de terceiro mundo. A minha reação foi sempre construtiva e tive sempre em mente uma frase: “ Eu serei mais uma para depor a favor do meu país” . Penso que esta também é uma responsabilidade de quem emigra. Representar da melhor forma o seu país.
Conhece muitos brasileiros que, assim como você, moram nos Açores? Fez amigos açorianos?
Conheço alguns brasileiros, mas a grande maioria dos amigos são açorianos.
Você apresenta um programa de rádio e de TV bastante conhecidos nos Açores, como foi que aconteceu?
Na verdade, tudo começou no Jornal, Diário Insular. Os artigos que escrevia começaram a ter repercursão, até que um dia fui convidada para fazer um programa de rádio, tudo foi evoluindo naturalmente. Hoje o programa na Azores TV, tem tido excelentes índices de audiência.
Considera-se uma pessoa inquieta?
Completamente. Rs
Sua visão de mundo mudou após essa mudança de vida? Qual foi a diferença?
Mudou muito. Depois que mudamos do nosso país, perdemos muitas certezas que temos na vida. Os nossos valores e princípios nem sempre são os mesmos do país de acolhimento. Desta forma, percebemos a nossa
Tem alguma dica para quem deseja morar aí? Qual?
Quem desejar mudar de país, seja para onde for. Deve ir com coragem. Sem preconceitos e principalmente de coração aberto. Tem que perceber que emigrar, é deixar um pouco de si para traz e transformar- se um pouco a cada dia.
Pensa em morar em outro país diferente? Qual?
Depois de 6 anos, sinto me completamente integrada. Já tenho o mar como referência, o ar puro daqui. Atualmente não consigo imaginar morando em outro lugar. Os Açores penso que é um dos únicos lugares do mundo onde conseguimos ter, verde, praia, mar, tudo em um só lugar.
Voltaria a morar no Brasil?
Tudo pode acontecer. Não penso nisto ultimamente. Mas no Brasil estão as minhas raízes, minha família. Onde estiver quem eu amo, ali estarei.
Quais são seus planos para o futuro?
Como sou muito sonhadora, estou sempre a criar e imaginar coisas novas. Costumo sempre dizer: Um passo de cada vez!

Deu até vontade de visitar essa cidade. Amei a matéria. Aguardando as próximas.
Obrigada Jaqueline! 😉
Com certeza virão muitas. Se tiver sugestões, inclusive, não se acanhe em fazê-las.
Em abril de 2017 completo 60 anos e nesta fase da vida repensamos em tudo que fizemos e o que ainda poderiamos fazer. Diante deste fato tive a curiosidade em saber mais sobre os nossos irmãos patricios. Ao ler a reportagem sobre a Claudine fiquei intrigado sobre o preconceito que carregamos em ser do 3º mundo. Faço uma pergunta, Portugal pode ser considerado um pais desenvolvido somente pelo fato de estar no velho continente???? Sera que qualquer sortudo brasileiro poderia tentar comecar do zero num lugar como Açores???? Qual seria a maior dificuldade????
Boa Noite Washington!!!
Vou passar a pergunta para Claudine e assim que ela responder repasso a você.
Não deixe de olhar nossas outras reportagens sobre os Açores visite as páginas:
http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/search/label/Arquip%C3%A9lago
http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2014/11/um-belo-dia-decidi-mudar-portugal.html
Obrigada por participar.
Inquietude Brasileira
Oi Washington,
Fomos falar com Claudine, que mora nos Açores e ela nos ajudou nas resposta. Dá uma olhada.
Portugal foi um dos países que mais sofreu com a crise na Europa. Apenas de estar no velho continente, não é considerado como um país propriamente desenvolvido, mas vem conseguindo aos poucos recuperar-se.
É possível sim montar um negócio em Açores, mas não é como no Brasil q montamos uma coisinha e vai crescendo.
Melhor começar já com alguma estrutura,assim é mais fácil, pois já tem documentação. A fiscalização é grande e a Câmara não deixa ninguém vender nada em barracas por exemplo.
Persistindo tudo dará certo.Acho que tem que perceber o tipo de negócio porque o verão ão só 3 meses
Então tem que pensar em algo que valha a pena o ano todo.
A maior dificuldade e a integração, conseguir a confiança.Há um histórico complicado de golpes de brasileiros e prostituição.Então, enquanto não provar o que vale não encontra facilidade alguma.São desconfiados
No início nada é facilitado,tem que pagar aluguel adiantados, às vezes 3 meses.
Concluindo. Se for uma pessoa correta e com vontade de trabalhar, vale a pena
Boa noite Claudine.
Adorei a sua história de vida, seus depoimentos e sua coragem de se tornar uma imigrante.
Há 02 anos tive a oportunidade de conhecer Lisboa e Porto. Desde então estou contando os dias para a chegada de minha aposentadoria para me mudar para Portugal com esposa e nossa filha de 03 meses, pois queremos criá-la em um país com maior qualidade de vida e, principalmente, com segurança.
Acabamos de ver uma matéria no Globo Repórter sobre Açores e ficamos impressionados com a beleza dessas ilhas. E após uma busca na internet achei a sua página.
O custo de vida aí nos Açores é semelhante ao de Lisboa, por exemplo? É fácil arrendar um imóvel tipo T2 para se morar por aí?
Se puder me dar essas informações, serei imensamente grato, pois até dezembro do ano que vem pretendemos estar aterrizando em Portugal para viver o resto de nossas vidas.
Agradecemos sua atenção.
Oi Luis! Vou passar sua pergunta para Claudine.
Não deixe de olhar nossas outras reportagens sobre os Açores visite as páginas:
http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/search/label/Arquip%C3%A9lago
http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2014/11/um-belo-dia-decidi-mudar-portugal.html
Obrigada por participar.
Inquietude Brasileira
Oi Luis Carlos,
fomos falar com Claudine sobre as suas dúvidas, olha spo o que ela respondeu:
O custo de vida é mais ou menos como Lisboa, mas tem uma dificuldade maior. Lisboa tem mais pessoas e mais empregos.As compras em supermercados são um pouco mais caras que em Lisboa, por causa do transporte,mas nos Açores por exemplo gasta menos combustível. T2 por exemplo não aluga por menos de 300 euros.
É fácil o transporte entre ilhas,no verão muito barato 40 euros de barco. No máximo 50, mas no inverno tem o IRS e avião em média 70 euros ou 120 ida e volta.
As ilhas pequenas como graciosa corvo e Santa Maria e que não tem hospitais.
Nas outras tem hospitais excelentes.No Faial, por exemplo, tem hospitais de topo.Também Pico e São Miguel
Supermercados, Lojas de roupas como Mango,Jeniffer,Zara.
Tem tudooo…Uma estrutura excelente em quase todas
Importante!
Quem quiser vir tem que trazer todos os documentos válidos e registrados pelo consulado como:Carteira de motorista, Certificados,Diplomas. Se tiver crianças tragam já os documentos da escola,boletim de vacinação atualizados.
Importantíssimo, se não tem que vacinar tudo de novo.
Vive-se bem em qualquer lugar. Não há violência. No máximo pequenos furtos. Em 10 anos só tivemos 1 assassinato
Resumindo, Açores vale muito a pena.
Prezada Claudine e turma do Inquietude.
Estou preste a aposentar e gostaria de procurar um local tranquilo para viver o restos dos meus dias. Procuro um local que me ofereça além da tranquilidade recursos nas áreas de saúde e lazer.
Açores me encanta pela beleza e pela língua ser o português.
Gostaria de saber o seguinte:
1. Alugar uma casa ou apartamento por 200,00 Euros é possível?
2. Quais os lugares que oferecem.na ilha custo de vida mais baixo, mas sem perder a qualidade?
3. Quais são as ilhas mais frequentadas por turistas? É fácil abrir um restaurante ou bar nos Açores?
4. É fácil e barato tráfego entre as ilhas?
5. Hospital, supermercados, cinemas, etc tem em.todas as ilhas?
No momento fico por aqui. Agradeço desde já a atenção.
Abraços
Oi Evandro!!
O Inquietude entrou em contato com Claudine e ela respondeu seus questionamentos, dê uma olhadinha.
1. Alugar uma casa ou apartamento por 200,00 Euros é possível?
Pouco provável 200 Euros um aluguel, no mínimo 300 e pequena
2. Quais os lugares que oferecem.na ilha custo de vida mais baixo, mas sem perder a qualidade?
O custo de vida é mais ou menos como Lisboa, mas tem uma dificuldade maior. Lisboa tem mais pessoas e mais empregos.As compras em supermercados são um pouco mais caras que em Lisboa, por causa do transporte,mas nos Açores por exemplo gasta menos combustível.
Vive-se bem em qualquer lugar. Não há violência. No máximo pequenos furtos
Em 10 anos só tivemos 1 assassinato
3. Quais são as ilhas mais frequentadas por turistas? É fácil abrir um restaurante ou bar nos Açores?
Se Estiver legal é fácil sim abrir qualquer negócio, mas não é como no Brasil que montamos uma coisinha e vai crescendo
A fiscalização é grande.
Tem que começar já com alguma estrutura. A Câmara Não deixa ninguém vender nada em barracas por exemplo.
No meu caso comprei a loja já montada.Assim é mais fácil,já tem documentação.
São Miguel e pico são as melhores ilhas, as mais frequentadas por turistas, especialmente São Miguel.
4. É fácil e barato tráfego entre as ilhas?
É fácil o transporte entre ilhas,no verão muito barato 40 euros de barco
No máximo 50, mas no inverno tem o IRS e avião em média 70 euros ou 120 ida e volta.
5. Hospital, supermercados, cinemas, etc tem em.todas as ilhas?
A pequenas como graciosa corvo e Santa Maria e que não tem hospitais.
Nas outras tem hospitais excelentes.No Faial, por exemplo, tem hospitais de topo.Também Pico e São Miguel
Supermercados, Lojas de roupas como Mango,Jeniffer,Zara.
Tem tudooo…Uma estrutura excelente em quase todas
Importante!
Quem quiser vir tem que trazer todos os documentos válidos e registrados pelo consulado como:Carteira de motorista, Certificados,Diplomas. Se tiver crianças tragam já os documentos da escola,boletim de vacinação atualizados.
Importantíssimo, se não tem que vacinar tudo de novo.
Boa noite
Tenho intenção de casar e morar na Terceira. Sou Professora Universitária, gostaria de saber a dificuldade ou não de arranjar trabalho, ainda que seja em outra atuação laboral.
grata
Olá Doraci,
a grande maioria das pessoas que conheço em Açores tentaram montar um negócio, justamente por não ser algo tão fácil arrumar emprego lá, afinal é uma Ilha e num país muito afetado pela crise. Se você tem nível Universitário já ajuda bastante e vai na frente de muita gente, mesmo sendo estrangeira.
É possível montar um negócio em Açores, mas não é como no Brasil q montamos uma coisinha e vai crescendo.
Para facilitar melhor começar já com alguma estrutura, pois já tem documentação. A fiscalização da prefeitura é grande e não deixam montar barracas na rua, por exemplo.
O ideal é um negócio que possa ser feito durante todo o ano, nada sazonal.
A maior dificuldade e a integração, conseguir a confiança, já que os portugueses são muito desconfiados
Para montar um negócio precisa levar todos os documentos válidos e registrados pelo consulado como:Carteira de motorista, Certificados,Diplomas.
Sendo perseverante você consegue, com certeza.
Obrigada pela participação e Boa Sorte naquela linda Ilha.
Olá!
Que bom que gostou Tarcísio, sendo você um conhecedor dos Açores fico bastante feliz.
Açores com certeza é um pequeno paraíso e merece ser visitado e conservado.
Afetuosa essa sua relação afetiva com o Brasil, afinal tens uma baianinha na família.
Muito Obrigada
Lamento que a imagem postada não seja da ilha em questão e sim de São Miguel! De resto os Açores são lindos sejam eles de terceiro ou outro mundo qualquer
Sou bisneta de açorianos (ilha de São Miguel), tenho vontade de conhecer as minhas raízes, as imagens das ilhas me encantam
Que Maravilha Andréa! Sem querer fui em sua memória afetiva de uma maneira especial. Açores é um lugar belíssimo e merece sua visita. beijinhos