O Inquietude Brasileira selecionou as melhores respostas das entrevistas realizadas a brasileiras que moram ou moraram no exterior do que elas mais sentiam saudade de sua terra natal. Olha só as respostas.
*Juliana Cavalari, paranaense morando na Itália – “ Da família e dos amigos.
*Alessandra Valente, paulista morando nos Açores- “Uiii… Tanta coisa… Da quantidade de dias ensolarados, da comida, das pessoas, da alegria constante (que tem uma relação direta com o clima), de estar perto da minha família, dos amigos de infância, enfim…”
*Brenda Ramos, baiana morando em Angola- “Vixe… muita coisa! Mas principalmente da família, dos amigos, do meu cão, do mar de Salvador, da Chapada Diamantina e da comida típica da Bahia (feita por minha mainha, claro!!)
*Carina Saenz, baiana morando na Espanha –“Do calor humano, da família, dos amigos, da comida…. Sinto muita falta da espontaneidade do brasileiro, do jeito leve de viver a vida.”
*Lucia Ellen, paulistana morando na Irlanda: “Eu sinto, sem dúvida, muita saudade da minha família e dos meus amigos, de algumas comidas que são difíceis de encontrar aqui (como dadinho, sonho de valsa, tapioca, pão de queijo, pastel) e do rodízio de comida japonesa, que amo e aqui é caríssimo!”
*Élida Márcia, baiana morando na Argentina: “Família”
*Carla Leão, Baiana morando em Barcelona : “Do calor!”
*Nereida Tims, baiana morando nos Estados Unidos: “Da minha família e dos meus amigos.”
*Rosana Rodrigues, baiana morando na Alemanha: “Do clima e da vida em família.”
Sou de Campina Grande PB , moro à sete anos em Salvador, sinto saudade da minha terra natal e das pessoas que amo e que não pude trazer. Se estivessem aqui comigo, seria o menhor lugar do mundo para encontrar a felicidade. Mas mesmo assim vou ficando, e procurando quem sabe, aprender à ser vibrante como o povo baiano sabe ser.
Sim, Ilma!
Quando a vida nos leva para outro lugar é inevitável não sentir saudades. Acredito que pode ser até gostoso e reconfortante, pois fortalece nosso sentimento de pertencer a algum lugar, mesmo que no coração.