A gastronomia

Portugal tem como um dos mais conhecidos carros chefes na gastronomia o bacalhau.
Foi provavelmente com base nisso que ao chegar aqui recebi a incumbência do meu querido pai de comer todos os pratos que tivessem de longe o referido peixe e é claro com muito vinho. Cada vez que nos comunicamos pela internet, vem sempre aquela pergunta: E ai? Tem comido muito bacalhau? E vinho? Aproveita que está ai e bebe vários.
Bom, para não contrariá-lo e digo com toda sinceridade, somente por isso, sempre que vejo a possibilidade de comer e beber o que me foi aconselhado, faço. E lá se foram Bacalhau com Natas, Bacalhau a Lagareiro, Bolinho de Bacalhau, Bacalhau a Gomes de Sá, Caldeirada de Bacalhau…com todo tipo de vinho o Tinto, o Vinho Rosé, o Vinho Branco, Aperitivo, enfim, tudo que tenho direito já que aqui fica mais em conta e só por isso.
Mais nem só de bacalhau e vinho vive Portugal ou melhor os Açores, as carnes são ícones aqui, às vezes, perco a noção se aqui não tem um quê de filosofia indiana, devido ao culto aos bovinos. Aqui a família toda participa: os touros fazem sua parte nas touradas a corda e as vacas, coitadinhas, vão para os pratos. Sim, que meu pai não desconfie, mas andei tirando os lascas delas também.
Bacalhau, Vinho, Carne e quase esqueço duas coisas: que todo e qualquer prato, em sua maioria, inicia com pão e manteiga, para nos empanzinarmos com aqueles pães gostosos e tentar que nos esqueçamos do restante. Ah, sim e as sobremesas, que por pouco não nos fazem começar todo o ritual mais uma vez.
Devo dizer que esse fardo que meu pai me designou está sendo difícil de cumprir, mas vamos lá, já que estou aqui, e só por isso, por favor, passa o menu.

Continua…

6-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/11/entrevista-no-planeta-mulher.html
7-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/11/valeu-acores.html


2 Comentários

  1. Arlete said:

    Olá garota! fiz a leitura de seus textos. Achei bem interessante como vc descreve os fatos, é como nós estivéssemos aí convivendo com vc. Aproveite bem desfrutando do bacalhau, dos vinhos e de outros quitutes que Açores oferece.
    Pelos passeios que vc vem fazendo nas ilhotas, das próximas vezes que aí voltares não terá dificuldade nos deslocamentos. Aproveite, se cuide do frio bjs.

    31 de outubro de 2013
    Responder
  2. Thaís Cunha said:

    Fico feliz que tenha gostado. A intenção é fazer como se sentisse aqui mesmo. Que bom que está dando certo. Pode deixar que estou me agasalhando..rsrs..bjks

    3 de novembro de 2013
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *