Valorizar a prata da casa é sempre a opção mais inteligente *
Aí você decide fazer um passeio para um lugar bonito, mas que não seja muito longe ou muito caro. Em tempos de crise qualquer realzinho não gasto dá uma incrível sensação de alívio nem que seja para dar uma aula de economia doméstica entre amigos.
Bom, o local escolhido foi a Ilha de Itaparica, que com toda a dificuldade, a troncos e barrancos mantém-se linda, mesmo quando muitos querem esquecê-la como destino turístico, deslumbrando-se com as modas que lhes são impostas.
Itaparica, que é a maior das cerca de 56 ilhas da Baía de Todos os Santos tem uma localização privilegiada, fica de frente para Salvador, sendo inclusive utilizada como ponto de passagem para outros destinos. Baía esta que como todos os seus santos, encantos e axé foi recentemente considerada uma das mais belas do mundo.
Um mais informado então lembra que a Ilha tem dois Municípios Vera Cruz e Itaparica com duas administrações diferentes. O que é muito estranho já que é impossível conhece-la verdadeiramente sem cruzar os dois Municípios. Vera Cruz é mais gulosa e ocupa mais de 80% da área, enquanto Itaparica não chega nem a 20% de extensão.
Fica então fácil de entender porque o comércio se concentra em Vera Cruz, mas especificamente em Mar Grande. Em Vera Cruz também está a maioria das belíssimas praias como a bucólica Penha, com sua charmosa igrejinha e uma enseada com água azul que faz você se sentir nos Caribes, sem sair da Bahia. No Município também tem a Vila de Baiacu, local onde habitam pescadores e marisqueiros, onde estão as ruínas da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz uma das primeiras igrejas do Brasil e Cacha Pregos que por um lado tem uma paradisíaca praia e de outro um maravilhoso manguezal.
E quanto a pequenina Itaparica? O que ela tem de especial? Ah…a história e a cultura lá se concentram, a cidade respira poesia, nas igrejas, no Forte de São Lourenço, além de ser a terra natal do acadêmico João Ubaldo Ribeiro, sem falar do belíssimo pôr- do- Sol na Misericórdia. Misericórdia?!? Sim, isso mesmo, grave aí em sua mente e não deixe de ir lá naquela localidade lindíssima cujo nome é exatamente o que a natureza tem por nós ao nos presentear todos os dias com aquela linda bola de fogo descendo atrás das árvores na contra costa.
Para quem insiste em conhecer a Ilha e atravessa seus limites geograficamente estabelecidos, se deslumbra com o que pode ser denominado simplesmente de a Ilha do Sol. Na volta para casa uma conclusão é certa: Vera Cruz não vive sem Itaparica e Itaparica não vive sem Vera Cruz, porque a Ilha é única e o destino é um só. Necessário se faz um trabalho conjunto dos dois Municípios, visando recolocar a Ilha de Itaparica numa posição de destaque como destino turístico brasileiro.
Itaparica é com toda certeza, satisfação garantida para um passeio, um fim de semana, veranear ou passar as férias. Lá o bom, bonito e barato é inevitável.
* Texto publicado dia 06 de abril de 2017 no Portal de Notícias Itaparica Notícias. O paraíso é logo aqui: Valorizar a prata da casa é sempre a opção mais inteligente
Sê o primeiro