Você alguma vez já pensou em fazer um curso de Italiano? E de História da Arte?
Que tal fazer um curso de Italiano e História da Arte na Itália?
Pois foi esse o destino escolhido pela Arquiteta Fabiana Matos, que decidiu além de aperfeiçoar seu italiano e reciclar seus conhecimentos arquitetônicos, viver novas experiências interessantes.
O Inquietude Brasileira foi conversar com essa baiana curiosa e atenta a arte para saber um pouco mais sobre o seu intercâmbio na Itália. Confiram!
Nome e idade; Terra Natal
Fabiana, 33, Salvador, Bahia
Como foi a escolha do país e do curso?
A Itália sempre foi um lugar que quis conhecer. Respira arte e arquitetura antiga, coisas que me interessam naturalmente, já que sou arquiteta.
Você foi através de agência ou fez o contato com a escola por conta própria? Se por agência qual?
O curso em Camerino, na escola Dante Alighieri eu me inscrevi através da Casa de Itália, em Salvador/Bahia. O curso em Florença na escola Leonardo da Vinci, me escrevi através de uma agência IE, de Petrópolis, que consultei quando estava lá na casa de Janaina (entrevistada de: Uma soteropolitana na Cidade Imperial). A menina que me atendeu foi muito atenciosa por isso decidi fechar por lá. No entanto, quando fui fechar, já não era a mesma menina, mas fechei assim mesmo nessa agencia, somente o curso de Florença. O atendimento da agência de Petrópolis ficou um pouco a desejar. Algumas informações e procedimentos não foram passados para mim.
Que informações?
Uma das informações principais que eles não me passaram foi como chegar ao apartamento, se alguém iria me buscar no terminal de ônibus e tudo mais. Na verdade, eu descobri quando cheguei lá, porque o rapaz da agência disse que ia ter alguém me esperando, mas não foi o que ocorreu. A moça responsável encontrou comigo no próprio apartamento e não no terminal como tinham me dito. Mas como eu já estava há um mês no país e já me comunicava razoavelmente bem em italiano, consegui informações com as pessoas, e pegar um táxi até o apartamento.
Como foi a chegada no aeroporto? Teve dificuldade?
Não. Foi tranquilo. Eu já estava estudando italiano e já comecei a me comunicar com as pessoas. Na verdade, eu fiquei 2 dias em Roma antes de ir pra Camerino, cidade medieval, bem pequena, onde fiz o primeiro curso. Peguei um ônibus até o terminal Termini e de lá um taxi para Hotel. O curso da escola de Camerino incluía translado. Nos encontramos na frente do Termini em Roma, o ônibus nos levou até a cidade. Lá na praça principal, foram divididos em grupos. Uma pessoa responsável nos levou (eu e as outras meninas) para o apartamento, onde explicou todo o procedimento de coleta de lixo, utilização do rescaldamento e outros procedimentos necessários.
Ficou em casa de família ou residência estudantil?
Em Camerino fiquei em um apartamento com uma colega do curso da casa de Itália aqui de Salvador, e mais duas meninas, uma da Grécia e uma da Eslovênia. Foi tudo ótimo. Fiz uma grande amizade com a grega. A convivência com as outras meninas também foi bem tranquila.
Em Florença fiquei em um apartamento com duas alemãs, muito simpáticas. Foi ótimo.
Já tinha algum conhecimento prévio de italiano ou foi como iniciante? Isso lhe atrapalhou de alguma maneira?
Fiz dois semestres de italiano, um convencional e um intensivo. Ajudou quando cheguei lá, mas o contato com as pessoas e a continuação do estudo da língua foi fundamental para que eu atingisse um nível intermediário da língua italiana.
A escola tinha um bom suporte?
A primeira escola foi Dante Alighieri em Camerino, uma cidade linda bem pequenina na região central da Itália (Marche), há cerca de 220km de Roma. A escola é maravilhosa. Os funcionários são atenciosos, os professores também, não tenho do que me queixar. Além das aulas, estão no calendário deles várias atividades e passeios. Fomos em Veneza, Bolonha, Assis, dentre outras cidades. Houve um jantar típico italiano num castelo medieval, tinha visitas guiadas pela cidade, teatro, etc. Tudo muito organizado. Quero voltar para Camerino. Fiquei lá um mês.
A outra escola foi Leonardo da Vinci, em Florença. É uma cidade bem maior, uma escola maior também. Mas não tenho do que reclamar, eles foram atenciosos e também tiveram algumas atividades. Gostei da escola, só o teste de nivelamento do italiano deles que eu achei que ficou um pouco a desejar. Mas depois não tive problema, comuniquei à coordenadora que tinha finalizado o nível A2 em Camerino e logo após eles me encaminharam para uma turma nível B1 (intermediário). Além do curso de italiano também fiz um curso de história da arte com visita guiadas aos museus e igrejas. Foi sensacional. Foi importante ir pra Camerino antes pois em Florença meu italiano já estava bem mais avançado, ideal para entender as aulas de história da arte.
O intercâmbio durou quanto tempo?
Camerino– 1 mês
Florença – 2 semanas
Conseguiu conhecer muitos lugares?
Sim, dentro da própria Itália. Estive nas cidades de Roma, Veneza, Florença, Camerino, Bolonha, Assis, Gubbio, Pisa, Lucca. Os lugares que mais me emocionaram foram O Coliseu em Roma, e a escultura de Davi de Michelangelo, no Museu Galleria dell’Academia em Florença.
Qual a impressão que você trouxe da experiência que teve na Itália?
Muito positiva. As pessoas são educadas. Os bares e restaurantes que frequentei, não tive nenhum problema. Tem uma cultura de culinária muito forte. Comer e beber é algo muito importante no dia a dia deles. Conheci lugares extraordinários. As cidades são realmente muito bonitas. A Itália respira arte por todos os lados. Construções antigas, museus, obras de arte, uma culinária marcante, tudo muito incrível. Superou totalmente minhas expectativas. A experiência foi sensacional.
Faria outro intercâmbio? Para onde?
Com certeza. Quero muito conhecer Londres.




Linda Itália, cidade com cheiro de história e romance.
Bela entrevista e dicas.
Obrigada Naiara!
Com certeza a Itália é muito inspiradora.
Gostei muito do post. A Itália parece um lugar muito bonito e cheio de história. Vou planejar um viagem com certeza!
Obrigada Israel! Faça esse viagem sim. Não há como se arrepender.
Primeiro quero parabenizar o blog que está de visual novo e adorei! Segundo as entrevistas estão cada vez melhores, com imagens bem selecionadas, que nos fazem viajar até o local, a abordagem das pergunta bem elaboradas, ou seja tudo lindo e feito com carinho e dedicação. A Itália é um país que sempre me enfeitiçou, pela suas histórias épicas e suas artes…
Obrigada Naiane! Um feed back motivador como esse é o que nos move para fazer cada vez melhor.